TELEVENDAS (21) 3282-5470 / (21) 3282-5471 | LOJA ONLINE


Notícias
Rampa leva deficiente a barranco e terreno baldio

18/05/2012 - G1



Clique na imagem para ampliar

 

A construção de rampas de acessibilidade instaladas pela prefeitura de Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, tem chamado a atenção dos moradores. Isso porque as rampas destinadas a deficientes físicos foram construídas em locais inadequados que não levam o cadeirante a lugar algum. Algumas delas foram feitas em barrancos e em frente a terrenos baldios.

Empresa que construiu as rampas disse que seguiu o projeto (Foto: Gilmar Angelo Severino)
Empresa que construiu as rampas disse que seguiu o projeto (Foto: Gilmar Angelo Severino)

As rampas, que começaram a ser construídas há um mês, fazem parte de um projeto que prevê recapeamento asfáltico e sinalização. O investimento foi de R$ 2.091.381,10, dinheiro repassado pelo Ministério das Cidades. “É um dinheiro jogado fora. Quem vai passar ali? O que precisa fazer eles não fazem”, reclama o aposentado Holdi Wommer.

Alaíde Sauer não consegue subir na calçada por causa da altura do meio fio e precisar se deslocar até a esquina para sair da rua. (Foto: Cassiane Seghatti/ G1 PR)Sauer não consegue subir na calçada por causa
da altura do meio fio (Foto: Cassiane Seghatti/G1)

A presidente da Associação dos Deficientes de Marechal Cândido Rondon, que também é cadeirante, Alaíde Sauer, conta ao G1 que ficou surpresa quando viu as rampas prontas. “É totalmente fora do padrão. Deveriam ter conversado com algum cadeirante para saber os melhores lugares para construir esses acessos”.

Ela diz ainda que encontra muita dificuldade para se locomover na cidade. “Se construíssem essas rampas em outros lugares, poderiam ser mais usadas”, complementa.

O secretário de planejamento Mauro Siqueira Donha, esclarece que, ao todo, serão construídas 254 rampas, uma exigência da Caixa Econômica Federal, responsável pela liberação do recurso. De acordo com Donha, se as rampas não fossem construídas, independente de haver calçada ou não, a liberação ficaria comprometida. “Num volume desses de rampas, provavelmente uma ou outra ficou em desacordo. Mas o pessoal já está fiscalizando e notificando. Eles vão retirar as rampas erradas e construir de novo”, garantiu.

 
Ao todo devem ser contruídas 254 rampas na cidade (Foto: Cassiane Seghatti e Gilmar Angelo Severino)
Ao todo devem ser contruídas 254 rampas na cidade (Foto: Cassiane Seghatti e Gilmar Angelo Severino)


A empresa Samp Construtora de Obras LTDA ganhou a licitação para construir a rampa. De acordo com o encarregado de obras Luiz Carlos dos Santos, a obra foi feita exatamente como estava no projeto. “Quando se pega um projeto da Caixa Econômica, é tudo vistoriado antes. Eles não mandam um projeto se não tiver vistoria. Nós só executamos o que eles pediram”, explica.

O secretário de planejamento de Marechal Cândido Rondon afirmou que uam reunião foi realizada na quarta-feira (16) com o responsável pelo projeto e o representante Samp. No encontro foi decido que a empresa ficará responsável por refazer as rampas que estão em lugares inadequados.



 Deixe seu comentário.
De: Giulianno
Data: 04/01/2013

Comentário: Falta de respeito com os cadeirantes e com o nosso dinheiro, temos que mandar embora esses maus administradores!!!
De: Helen
Data: 06/12/2012

Comentário: É revoltante ver uma desculpa esfarrapada como essa...se haviam erros no projeto, deveriam haver correções antes de utar. O que vejo aqui é: DESCASO, FALTA DE FISCALIZAÇÃO E UM PROJETO FEITO A QUALQUER MODO, APENAS PARA OBTER A APROVAÇÃO PERANTE A CEF. É ridículo: "em um volume desses de rampas algumas ficarem em desacordo"... CADE A FISCALIZAÇÃO?
De: Felipe Franco
Data: 09/10/2012

Comentário: isso é um absurdo nosso dinheiro jogado fora e que projeto é esse que ninguem pode questinar! isso é revoltante!
De: RODRIGO ALVES DE LIMA
Data: 23/08/2012

Comentário: QUE HABSURDO, QUE PAÍS É ESTE QUE NÃO RESPEITA O CADEIRANTE.
 VER TODOS COMENTÁRIOS
     


 

INSTITUCIONAL
Quem Somos
Filosofia
Trabalhe na GVC

LIVRARIA/EDITORA
Livros Físicos (Livraria)
Audiolivros
Venda para Grupos de Alunos
Suporte ao Professor
Livraria Móvel
Download/E-boook
Erratas

LIVROS DIGITAIS

SERVIÇOS/CONSULTORIA
Auditorias & Inspeções
Consultorias
Perícias
Treinamentos In Company
Últimos Serviços Realizados

Nossos Clientes

PAINEL DE ACESSO
Livros Eletrônicos
Banco de Dados SMSQRS

PARCEIRAS
Distribuidores
Suporte ao Professor

VIDEO CONFERÊNCIA
Locação de Sala

DÚVIDAS?
Central de Atendimento
Trocas e Devoluções
Prazos de Entrega

ACOMPANHE-NOS

PUBLICIDADE
Publicidade no Portal GVC

CADASTRE-SE E
RECEBA NOVIDADES

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de Pagamento

 

Portal GVC - O Portal de Informações de SMSQRS da GVC - 2000 - 2012.
Proibida a reprodução parcial ou total, por qualquer meio. PROTEGIDO PELA LEI DO DIREITO AUTORAL.